segunda-feira, 3 de março de 2008

O Disco

OBJETIVO


O projeto “ ESSE GRANDE BRASILEIRO “ que faz parte do Circuito Norte Mineiro “ GRANDE SERTÃO ! CANTOCHÃO ” de autoria dos cantores e compositores do Norte de Minas Charles Boavista ( montesclarense) e Carlos Maia( bocaiuvense) , visa a gravação de um CD, com objetivo de integrar a música norte mineira com obras inéditas dos autores e também canções que matava a gente de saudades remanescentes das estações em que os dois não se haviam cruzado pelas estradas da música. O Circuito Cultural Norte Mineiro de divulgação do CD e da nossa maior riqueza , a cultura popular, em várias cidades entre elas: Pirapora, Janaúba, São Francisco, Januária , Bocaiúva e Montes Claros.

Depois do sucesso no show “ Esse Grande Brasileiro – homenagem aos 50 anos da Drogaria Minas – Brasil ”, a participação no programa “ Arrumação”, apresentado por Saulo Laranjeira ,na comemoração 20 anos de programa , a dupla prepara o seu 2º. CD.

As obras são as seguintes:

- Um Pote de Ouro (Carlos Maia e Charles Boavista );
- Brejo das Almas ( Charles Boavista);
- Pé de Jenipapo ( Charles Boavista e Tino Gomes);
- Desentoado ( Charles Boavista e Tino Gomes);
- A Lenda do Arco-íris ( Ildeu Braúna e Pedro Boi);
- De Trem Pra Montes Claros ( Charles Boavista e Faiçal);
- Feira no Mercado ( Waldir de Pinho / Maia e Charles Boavista)
- Altares ( Haroldo Lívio / Carlos Maia e Charles Boavista )
- Olhar Para os Olhos ( Davi Seabra );
- Princesa Januária ( Carlos Maia e Charles Boavista) ;
- Romaria do Senhor do Bom Fim ( Zé Vicente e Álvaro Vicente)
- Esse Grande Brasileiro ( Téo Azevedo e Carlos Maia).


JUSTIFICATIVA


Músicos e compositores experientes, Carlos Maia (Bocaiuvense) e Charles Boavista (Montesclarense) trabalha juntos desde final de 2004.
A música de Maia Y Boavista tem por cenário preferencial a natureza e a cultura do Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha, numa visão moderna e universal.
O artista Charles Boavista foi um dos fundadores e principal compositor do Grupo Raízes, que, nos anos 70 e 80 marcou presença na MPB, a partir de São Paulo.
O cantor Carlos Maia trabalhou junto com o jornalista Carlos Felipe e criaram o projeto “Vai de Trem” (Anos 90) com duração de 04 anos com Shows em Belo Horizonte e São Paulo.
A dupla Maia y Boavista resgata hoje canções dos Grupos Raízes e Agreste, passando por João Chaves, Godofredo Guedes, Sá e Guarabira, Banda de Pau e Corda, Além de composições do 1º. Cd “A Balada de Antônio Dó”
O reaparecimento dos compositores Carlos e Charles enseja uma curiosa indagação: onde andam a arte e a cultura de Montes claros? Afinal quem não quer ir de trem pra Montes Claros.
O trabalho musical da dupla maia y boavista tem como tema principal a cultura popular, o folclore e o universo regional do norte de Minas e área ribeirinha do São Francisco.
No aspecto educacional a música de maia y boavista desperta no público jovem e estudantil o interesse pelos temas regionais, valorizando nossa história e arte, em contraponto ao poder da grande mídia, que investe pesado na divulgação da música comercial, sufocando as manifestações mais autenticas do povo brasileiro.

REALIZAÇÃO DO PROJETO


A tiragem do produto cultural o CD da dupla Maia y Boavista será de 1 ooo ( mil cópias ).
Serão distribuídos de acordo com a apresentação nos centros de cultura das cidades.
O público alvo está em todas as camadas, pois, é um Cd de grande valor cultural e educacional, que vai enriquecer ainda mais a cultura popular do Norte de Minas.